front

Placa controladora / seletora automática de antenas p/ Rádios Yaesu  FT1000

Um dos recursos pouco utilizados pelos usuários dos rádios da linha FT1000 (FT1000 MP, FT1000 MarkII, FT1000 Field) é a possibilidade de fazer automaticamente a seleção da antena que será utilizada.

Os rádios da linha FT1000 tem uma saída chamada "Linear Band Data" que possue uma saída  de sinais do tipo BCD, que conforme a tabela abaixo proporciona sinais que podem ser "decodificados" de forma a poder selecionar a antena desejada para cada banda.

O circuito é extremamente simples. Consiste de um conjunto de optoacopladores com a finalidade de "interfacear" o rádio com o restante do circuito de controle, isolando o rádio e a placa evitando assim problemas causados por retorno de RF. Dessa forma os sinais de comando enviados pelo rádio chegam ao próximo bloco que é um decodificador BCD-decimal que decodifica os comandos conforme a tabela abaixo:

A saída do decodificador é enviada para o conjunto buffer. Tratam-se de buffers do tipo Open Coletor, com capacidade de comutar correntes elevadas e em alta velocidade.

O circuito completo  está abaixo.

seletora-antena

Algumas pessoas podem estranhar o fato de não haver resistores em série com cada optoacoplador. Ocorre que o FT1000 já tem esses resistores internamente. Para outros rádios pode ser necessário a colocação de um resistor de 220 Ohms em série como os optoacopladores.

Na foto baixo é possível ver como ficou a placa protótipo (que - como sempre acabou - virando o circuito oficial..)

placa control

 

No esquema os pontos marcados como TP (TP1 a TP10) tem uma finalidade de permitir o uso de antenas multibandas. Quando se deseja utilizar uma antena - por exemplo uma tribanda 10-15-20mts - os sinais referentes aos TP 1 e TP2 devem ser ligados ao TP3 de forma que quando o rádio selecionar as saídas p/ as bandas 10, 15 e 20 mts, apenas um rele será acionado.

No esquema mostrado todas as saídas estão conectadas a reles, mas na prática isso não ocorrerá, pois usei apenas 4 reles.

No meu caso fiz uma caixa p/ acomodar os 4 reles. Na caixa ainda foi instalada uma chave que permite a seleção manual das antenas.

caixa rele

Como via de regra esta chave de antena remota obedece  a alguns conceitos que sempre utilizo em sistemas que trabalham com RF .  No esquema acima a ligação dos relês está  um pouco simplificada. SE a ídeia for utilizar a caixa seletora dentro do shack , não há problemas, ms eu resolvi coloca-la na torre, de forma a ter apenas um cabo sainda do estação. Nesse caso ouveram algumas mudanças. são elas:

1 - Em série com a alimentação comum dos relês foi colocado um choque de rf de uns 100 uH, mas que suportase a corrente dos relês ( considerei como 150 mA), 

2 - De cada entrada de comando para cada relê foi colocado um capacitor de 10 Kpf ao terra.

3 - Dois pequenos capacitores eletrolíticos tb foram colocados , um antes do choque de RF ( 1000 uF) e outro depois do choque (220 uF).

4 - Os relês foram montados em um placa de CI de fibra de vidro, com trilhas bem grossas e foi feita uma "blindagem" entre os relês, utilizando retalhos de PCI.

5 - Depois todo o conjunto foi acondicionado em uma caixa plástica PATOLA para proteção contre o tempo.

 

final